Nossa História

A Recicla Jacobina surgiu em 2012, fruto de um longo processo de mobilização social iniciado com o programa Indústria Cidadã do Governo da Bahia, que construiu o galpão onde a cooperativa daria seus primeiros passos. O projeto contou com apoio da SETRE e do programa Vida Melhor, que ofereceram capacitações, assessoria técnica e apoio legal para a formalização da cooperativa.

Desde então, crescemos e nos fortalecemos como uma referência na gestão de resíduos sólidos. Hoje, atuamos com cerca de 40 cooperados e uma estrutura equipada com caminhões, prensas, balanças e galpões próprios. A Recicla está presente em toda a sede do município de Jacobina, com mais de 60 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e dois Eco Pontos, coletando em média 70 toneladas por mês e impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.

Porque a Recicla?

Porque somos mais do que uma cooperativa: somos uma solução concreta e local para o desafio global dos resíduos. Atuamos com responsabilidade, transparência e eficiência, promovendo não só a destinação correta dos materiais recicláveis, mas também a valorização do trabalho dos catadores, a geração de renda e a educação ambiental. Escolher a Recicla é escolher transformação social com impacto ambiental positivo.

 

Nosso Papel Social

A Recicla Jacobina é feita por gente que transforma. A maioria dos nossos cooperados são mulheres, mães e chefes de família que encontraram na coleta e na reciclagem não apenas uma fonte de renda, mas também respeito e reconhecimento. Por meio do trabalho coletivo, promovemos dignidade, combatemos a exclusão e fortalecemos a economia solidária no território.

Aqui, cada material reciclado gera renda, protege o meio ambiente e transforma vidas!

Nossa visão de futuro

Queremos ser cada vez mais reconhecidos como um parceiro estratégico para empresas, escolas e instituições públicas, ampliando nossa capacidade de atuação e inspirando o surgimento de novas cooperativas em outros municípios. Acreditamos que, com união e compromisso, podemos construir um modelo de desenvolvimento mais justo, inclusivo e sustentável para todos.